RSS

Tomilho

Tomilho


De origem mediterrânea, o tomilho, que já foi usado como incenso nos templos da Grécia Antiga, é ingrediente básico da cozinha européia.

Fértil e com cheiro de tomilho no ar, Páros - terceira maior ilha cicládica, na Grécia -, representa bem o trecho de uma das obras do dramaturgo William Shakespeare. “Sei o lugar onde há belo canteiro que o ar embalsama de agradável cheiro do tomilho selvagem, da sincera violeta e da graciosa primavera...”.

Pelas casas brancas, ruas estreitas, igrejas, moinhos e praias deslumbrantes, as Cíclades são as ilhas mais visitadas da Grécia e Páros, mesmo com os vários balneários, mantém o charme antigo através de suas vilas, vinhedos e olivais.

As ilhas gregas além de paradisíacas, apresentam uma rica história gastronômica. Nativa da região do Mediterrâneo, especialmente na Grécia, o tomilho é uma erva aromática que cresce selvagem sobre um solo pedregoso entre as rochas.

Seu nome remonta à Grécia Antiga e deriva do grego thymus que, traduzindo, significa coragem. Com esse propósito, a erva era utilizada para estimular o vigor e a lucidez de seus guerreiros. Por aumentar os sentidos, os soldados romanos banhavam-se em água com tomilho.

Mais tarde os alemães o utilizaram como desinfetante, nas trincheiras de batalha, durante a Primeira Guerra Mundial.
Usado como incenso nos templos da Grécia Antiga, o tomilho constituía um símbolo de graça e elegância e, desde os tempos remotos, suas propriedades anti-sépticas eram conhecidas.

Os egípcios utilizavam o tomilho como ingrediente das substâncias para embalsamar múmias. Ainda no Egito, as essências aromáticas já serviam como uma espécie de desodorante feito a base de mirra, incenso, alecrim e tomilho.

Na Roma Antiga a erva era usada como símbolo de valor e na Idade Média, damas européias ofereciam ramos de tomilho bordados aos seus cavaleiros andantes.

Da família das labiadas, o tomilho (Thymus vulgaris) tem como parente o orégano, a manjerona, a hortelã, o poejo, a segurelha, o alecrim, a alfavaca e o manjericão e possui mais de uma centena de variedades das quais apenas três são mais usadas na culinária. A erva não é muito exigente quanto ao terreno.

Quase não necessita de água, mas precisa de muita luz solar e calor para crescer e florescer. O tomilho é um arbusto que pode atingir até 50 centímetros de altura e suas pequenas folhas e flores nascem nas cores branca, rosa e lilás.

A primavera é a época mais recomendada para o plantio do tomilho.

Toque de Mestre

Raros são os pratos que não se beneficiam com o sabor amargo e apimentado do tomilho. Suas folhas e brotos frescos ou secos e pulverizados estão presentes nos famosos Fines Herbes e Herbes de Provence (temperos franceses com várias ervas) e parte essencial do clássico Bouquet Garni (ramalhete formado por quatro ervas: tomilho, louro, orégano e salsa).
Talvez por isso o tomilho se torna a planta aromática mais popular da cozinha européia.
Frescas, secas ou em pó, o tomilho é uma das poucas ervas aromáticas que ficam ótimas em qualquer situação. Cai bem em pratos de longa cozedura e estufados.
Dá um sabor a mais em receitas que acompanham legumes e verduras, tomates e arroz cozido ou de forno, ensopados, guisados, sopas, frangos, peixes e ovos.

Tomilho na saúde

Rico em vitamina C, na medicina natural usa-se toda a planta do tomilho atuando principalmente nos aparelhos respiratório e digestivo. Além de facilitar a digestão, o chá da erva é indicado no tratamento de gripes e resfriados e no combate a cólicas e gases atuando como anti-séptico. Também ajuda na digestão e alivia a dor de cabeça.
Na Europa, vários preparados à base de tomilho, são comercializados como calmante para a tosse, aditivos para banhos e emulsões.
O banho com as folhas cozidas é aconselhado à crianças raquíticas, debilitadas, com reumatismo e também para pessoas nervosas. Alguns cientistas consideram a união do tomilho com outras ervas, um remédio mais eficaz do que antibióticos.

Erva das Mulheres

Thymus serpyllum é o nome científico do tomilho “adocicado”. Este, cresce nos campos secos, relvosos e, ao mesmo tempo, úmidos, principalmente nas montanhas, ascendendo até o limite das neves.
É espontâneo tanto ao norte como ao sul dos Alpes. Seu aroma confere ao perfume típico dos campos alpinos quando se difunde no ar.
As abelhas encontram uma abundante dádiva nas pequenas flores rosadas da planta, oriundas do aparelho foliar reduzido (pequenas folhas lineares ovais).
Como planta medicinal, recebia o nome popular de “erva das mulheres” ou “erva de Nossa Senhora”. No paganismo, a planta foi dedicada à deusa Freia e mais tarde, na época cristã, à Maria.
Esta planta tinha por costume facilitar as regras menstruais conferindo ainda a castidade. Fora isso, suas indicações são semelhantes às do tomilho comum (Thymus vulgaris).
Do planeta Vênus e dos elementos ar e água, contam as lendas que esta planta possui poderes mágicos para serem usadas no amor.

Dicas de Restaurantes

dicas


Rio de Janeiro

66 Bistrô

Trata-se de um bistrô tipicamente parisiense, concebido para agradar os diferentes paladares, com o objetivo de oferecer pratos originais da família francesa, com uma proposta mais leve, adaptados ao clima e gosto dos cariocas, seguindo o padrão Troisgros, é claro.
O cardápio revela o que a culinária francesa tradicional tem de melhor, com ênfase nos sabores caseiros. Pratos simples, recriados com elegância e o inconfundível estilo do mestre Claude Troisgros , respeitando o clima do Rio, vão dar o tom da casa.
A boa novidade é a farta seleção de orgânicos ofertada em saladas ou acompanhando grelhados, caças e peixes.
A riqueza de sabores oferecida no menu conta com uma carta de vinhos com mais de 70 rótulos, com boas sugestões da bebida servida em copo, para a harmonização.A adega localizada no salão principal está aberta à visitação curiosa dos clientes que preferem um contato mais próximo com a bebida na hora da escolha.
O chef celebra aqui o retorno a uma culinária ingênua e saborosa, cercada de generosidade. Das terrinas, queijos e tortas a outros assados, massas, pães e sobremesas, cada receita foi criada e testada ao longo dos últimos seis meses.

Av. Alexandre Ferreira, 66
Jardim Botânico
Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2266-0838





Le Pré Catelan



O Restaurante Le Pré Catelan ganha uma nova decoração, novas cores e até uma nova marca. Novas ares e os mesmos sabores que fazem do Le Pré Catelan um dos 10 melhores restaurantes de hotel do mundo, segundo a revista Hotel Magazine. O Restaurante está passando por uma reforma, e foi reinaugurado em meados de outubro de 2006.

Comandado pelo premiado chef Roland Villard, o restaurante recebe novo conceito e decoração, mais contemporâneos, seguindo as tendências de restaurantes gastronômicos mundiais e sua gastronomia, marca registrada do Le Pré Catelan, permanecerá irretocável. "A idéia é de que com a reforma, o Le Pré Catelan receba um ar mais arrojado, clean e contemporâneo, aliados à sofisticação e ao requinte francês", afirma Philippe Godefroit, gerente geral do hotel.

Além disso, o novo Le Pré Catelan amplia o seu espaço e brinda os visitantes com mesas viradas para a orla de Copacabana, considerada uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro. Também ha uma área reservada no restaurante, destinada àqueles que preferem um ambiente mais exclusivo e diferenciado. Os uniformes da equipe também foram revistos, e as novas roupas tem cortes retos, mais longelíneos, meclando cores suaves com o tom do vermelho, presneça certa no ambiente. A parte musical ficará por conta de uma sonorização exclusiva, com músicas tipo lounge e releituras de clássicos, que dão o clima do novo Le Pré Catelan.

Av. Atlântica, 4240
Copacabana
Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2525-1232


São Paulo



Taste-Vin

O Taste-Vin surgiu como uma importadora de vinhos franceses, mas logo começou a ampliar o seu domínio. Do bar de tintos e brancos, que funcionava junto com a loja, até a criação de uma cozinha especializada em pratos franceses foi um percurso natural. O charmoso restaurante possui um cardápio com receitas que atraem amantes do vinho e da boa mesa. O primeiro pode ser selecionado entre uma ampla gama de opções, resultado da busca cuidadosa e freqüente de François Dupuis pelas regiões vinícolas da França. Já no cardápio uma proposta que une os dois prazeres: o “Menu Degustação” que traz cada um dos pratos com o vinho adequado. Confira o Menu Provence: Buquê de folhas com queijo camembert e nozes cévennes, Chardonnay Domaine de Gournier 2004, seguida de entrecote ao molho de roquefort corbières com Château St. Estève 2002 e, para encerrar, merengue com lichias e coulis de framboesa muscat de Beaume de Venise 2002.

Alameda Itu, 1415
Cerqueira César - Zona Sul
São Paulo
Tel. (11) 3086-1918
www.tastevin.com.br


P. Verger Restaurant

Com o nome inspirado no renomado fotógrafo francês, e sob o comando de um dos mais importantes chefs no Brasil, Patrick Ferri, o novo espaço gastronômico do Sofitel já nasce como roteiro obrigatório. P. Verger tem seu menu concebido a partir de múltiplas influências – da Índia ao sudeste asiático, do interior da França à Bahia- dando origem a pratos modernos e sofisticados, mesclando sutilezas e sabores marcantes. Para deleite dos olhos, 26 fotos de Verger decoram o ambiente.

Sofitel – Piso L 2
Av. Sena Madureira, 1355
Vila Clementina
São Paulo - SP
Tel.: (11) 5087-0868




Eau

As criações do renomado e premiado chef Pascal Valero são as principais atrações do Eau. No cardápio pratos das cozinhas clássica e contemporânea francesas revelam novas tendências e desafiam mesmo os paladares mais exigentes. As receitas são leves e têm sabor ímpar. Sua apresentação, cuidadosamente elaborada, é outro ponto que merece destaque. Quanto ao ambiente, acompanhando o que ocorre no resto do mundo, a cozinha fica a mostra, revelando a arte empregada no preparo dos pratos. O terraço com vista para espelhos d´água também merece ser visto.

Grand Hyatt
Av. Nações Unidas 13.301
São Paulo - SP
Tel.: (11) 6838-3207



Belo Horizonte






D'Artagnan

Com um ambiente típico de bistrô, com velas e flores naturais nas mesas,o D' Artagnan foi projetado pela festejada arquiteta Freuza Zechmeister, figurinista do Grupo Corpo. O cardápio lista catorze seletos pratos na linha da chamada fusion cuisine, mesclando influências das culinárias francesa, italiana, mediterrânea e asiática Sugestão de entrada: croquete de vitela com mostarda Dijon (R$ 15,00). Prato principal: magret de pato com molho de tangerina e gengibre com batatas gratinadas (R$ 41,00). Sobremesa: mil-folhas de limão com coulis de morango e sorvete de limão (R$ 9,00). Além dos pratos fixos, há sempre sugestões extras no cardápio. A carta de vinhos tem trinta rótulos. O cliente pode levar sua garrafa, pagando taxa de rolha.

D'artagnan

Rua Tomás Gonzaga, 607
Lourdes
Belo Horizonte
Tel.: (31) 3295-7878





Taste Vin

Um dos melhores restaurantes de Belo Horizonte . A carta de vinhos, que tem 550 rótulos, recebeu o prêmio de excelência da revista especializada Wine Spectator por sete anos seguidos. Destaque para o Domaine St. Hilaire, importado com exclusividade da região da Provence (R$ 56,00 a garrafa). A adega e a cozinha são pilotadas pelo proprietário e chef Rodrigo Fonseca, que fez estágios na França, nos Estados Unidos e na Itália. A especialidade da casa são os suflês, servidos em dez sabores. Suflê de queijo gruyère suíço: R$ 44,00. Entrada: quenelles de salmão servidos com molho ciboulette (R$ 20,00). Prato principal: coelho cozido com damascos (R$ 34,00). Sobremesa: torta morna de bananas (R$ 11,00).

tastevin

Rua Curitiba, 2105
Lourdes
Belo Horizonte
Tel.: (31) 3292-5423





Café Santa Sophia

Café Santa Sophia funcionando desde junho de 2005, em um simpático e acolhedor espaço no bairro de Lourdes. A proprietária defende que um bom café merece tanto cuidado quanto um bom vinho. Por isso, teve a consultoria de Sílvia Magalhães, uma das maiores baristas do país, que treinou os funcionários do Santa Sophia, que hoje respondem pelo padrão de qualidade das bebidas. Da torra à moagem, passando pelo preparo do drink, todas as etapas são supervisionadas matematicamente. É sagrado.
Também há uma lojinha, com xícaras, cafeteiras e outros utensílios referentes e bistrô, com pratos saborosos, almoços executivos, quiches, vinhos e charutaria.




Rua Bárbara Heliodora, 59
Lourdes
Belo Horizonte
Tel.: (31) 3292-4237


Novidades na Gastronomia

Chef Roland Villard, do Le Pré Catelan, lança Agenda Gourmet 2009



Roland Villard, o premiado chef francês do Le Pré Catelan, no Sofitel Rio de Janeiro Copacabana, acaba de lançar a edição 2009 da Agenda Gourmet, que participa das comemorações do Ano da França no Brasil e homenageia a gastronomia francesa com a publicação de 24 receitas assinadas por ele.

Roland selecionou 12 regiões da França e dedicou duas receitas - uma salgada e uma doce - a cada uma delas. Ao lado de suas receitas especialíssimas – do cassoulet au confit de canard ao crepe Suzette -, fotos coloridas e textos ilustram as particularidades de cada região, sua culinária e produtos típicos.

Completando as novidades, a agenda - criação da Idéia Pop Editora - traz quatro modelos de capas, 53 novas frases divertidas e inteligentes de chefs e personalidades famosas sobre o mundo da gastronomia, além das Tabelas Gourmet, que continuam dando uma mãozinha para todos que se interessam por gastronomia, oferecendo dicas sobre vinhos, queijos, temperos, carnes, chocolates, pães, entre várias outras informações úteis.

“Folhear as páginas da Agenda Goumet e preparar suas receitas são maneiras deliciosas de fazer uma viagem gastronômica pela França e descobrir as riquezas da minha terra natal. Convido todos a embarcar nessa aventura. Bom appétit!”, completa Roland Villard.






25 melhores restaurantes/adegas do Brasil

Elaborado por:

Arthur Azevedo da ABS-SP

Aguinaldo Záchia Albert ex presidente da SBAV-SP
Que analisaram respectivamente um universo de 2200 casas editadas no Guia Brasil 2007 e as dicas para os enoturistas .
Este é o novo Guia 4 Rodas de vinhos da editora Abril.



1) Figueira e Baby Beef Rubaiyat – São Paulo, ota: 9,25.
2) DOM - São Paulo,nota 9
3) Terzeto –Rio de Janeiro, nota 9
4) Varanda Grill- São Paulo, nota 9
5) Mio- Rio de Janeiro, nota 8,25
6) Cantaloup-São,Paulo, nota 8,75
7) Vento Haragano-São Paulo, nota 8,75
8) Fogo de Chão-São Paulo, nota 8
9) Piantela-São Paulo, nota 8
10) Vinheria Percussi-São Paulo, nota 7,75
11) Locanda della Mimosa-Rio de Janeiro, nota 7,25
12) Vecchio Torino-São Paulo, nota 7
13) Taste Vin em Belo Horizonte, nota 7
14) Fasano-São Paulo, nota 6,5
15) La Vecchia Cucina- São Paulo, nota 6,5
16) Cipriani-Rio de Janeiro, nota 6,25
17) Antiquarius-São Paulo, nota 6,25
18) Le Saint Honoré- Rio de Janeiro, nota 5,5
19) Dom Francisco- Brasília nota 5,25
20) Don Curro-São Paulo, nota 5,25
21) Antiquarius – Rio de Janeiro, nota 5
22) Olympe- Rio de Janeiro, nota 5
23) Vecchio Sogno – Belo Horizonte, nota 5
24) Boulevard em Curitiba nota 4,75
25) Supra – São Paulo, nota 4,25